Não Tenha Medo de Nada

Sem título

Nihil Timendum Est é o termo em latim usado para definir  ‘Não Tenhas Medo de Nada’. Seus medos são as grades da prisão que te confinam. Eles limitam seu leque de opções. Menos medo consequentemente significa mais opções na mesa. Detalhe importante: o medo é uma coisa real, que nós desenvolvemos ao longo de milhares de anos. Quando avistávamos um leão sentíamos medo e saíamos correndo. Isto nos salvou de muitas emboscadas. Mas o homem é o lobo do homem. Percebeu que poderia reverter a lógica do medo para seus próprios interesses.

Desde os primórdios o medo foi explorado pelo homem contra seus pares. Mas o crescimento exponencial da política do medo ocorreu a partir do século XIX, quando a imprensa percebeu que pautas baseadas em medo eram muito produtivas. Doenças da moda, guerras da moda, crimes da moda, tudo é feito até os dias de hoje para manipular nosso imaginário e nos sentirmos impotentes em uma verdadeira selva de perigos. 

O medo cria uma dinâmica própria. Quando você se deixa dominar por ele, você perde energia e confiança. Consequentemente sente mais medo e assim permanece em um loop de feedback negativo. A verdade mais difícil de aceitar que me fez mais forte: algumas pessoas só se submetem à força. Eles não se importam com o quão inteligente, educado, atencioso ou outro adjetivo você é. Se você é fisicamente frágil, eles tentarão  se aproveitar de você. E se a sua fragilidade é psicológica, o medo é seu calcanhar de Aquiles.

A realidade pode ser bastante dura. E ela é para a maioria absoluta dos seres humanos. É preciso um esforço constante para esculpir um lugar neste mundo implacavelmente competitivo. As pessoas podem ser traiçoeiras. Eles trazem batalhas infinitas em sua vida. Sua tarefa é resistir à tentação de desejar que tudo fosse diferente.

Aceite sem medo as circunstâncias, abrace a realidade por mais dura que ela seja. Concentre a atenção no que está acontecendo ao seu redor. Você enxergará com detalhes o que faz algumas pessoas avançar e o que faz outras ficarem para trás. Ao ver as manipulações das pessoas, você pode transformá-las. Quanto mais firme a sua compreensão na realidade, mais poder você terá.

“O que os atormenta é o maior inimigo que alguém pode ter: o medo. Sei que alguns de vocês têm medo de ouvir a verdade – vocês foram criados com medo e mentiras. Mas só vou parar de pregar a verdade depois que se libertarem desse medo.” Malcolm X

 

17 thoughts to “Não Tenha Medo de Nada”

  1. Excelente artigo!

    Realmente o medo nos trava muito, mesmo quando não há sentido em sentí-lo.

    Por isso devemos sempre praticar a atitude de agir, apesar do medo!

    Abraços!

    1. Fala Ministro!

      Primeiramente, obrigado pelo elogio. Exatamente! Precisamos ter uma atitude ativa perante nossos medos. Depois percebemos que eles não são tão grandes quanto imaginávamos.

      Abs!

    1. Fala Investidor Inglês! kkkkk o BPM me ferrou né?!

      Obrigado pelo elogio! Concordo plenamente. As vezes temos alternativas e podemos escapar de tomar decisões sobre o medo. Outras vezes ficamos com as costas contra a parede. Esta segunda situação nos obriga a encará-lo. E saímos fortalecidos toda vez que ocorre.

      Abs!

  2. Olá TR,

    Dizem que o medo é uma forma de defesa, mas na maioria das vezes são manipulados. Temos que tentar distinguir isso, claro que é uma coisa difícil, mas não podemos nos curvar a tudo.

    Abraços.

    1. Fala Cowboy

      Perfeito! E esta separação entre medo real e medo criado por terceiros é feita através de uma análise objetiva e realista dos fatos. Quem está ganhando com isto? Quais são os reais motivos por trás das aparências?

      Abs!

  3. Tememos aquilo que não conhecemos ou que é incomum depois que adquirimos conhecimento certos perigos passamos conviver com ele ou respeitamos seu limites, mais pavor não se pode ser vencido sozinho precisamos de ajuda de um profissional competente muitas vezes

    1. Fala Socrates

      Eu faço uma distinção entre pavor e medo. Você selecionou a primeira palavra. Esta palavra tem uma conotação mais pro sentido patológico, um medo exacerbado. Mas a raiz deste problema se inicia com medos. E medos infundados podem desembocar em outros comportamentos extremamente prejudiciais ao ser humano.

      Obrigado pelo comentário, pela visita e seja sempre muito bem vindo aqui nos Termos Reais!

      Abs

  4. Quando vejo um texto do TR já pego o Aurélio pra ele me dizer o que significam algumas palavras e tento ativar um lato culto, que não tenho, porquê tenho medo de não entender o texto.

    Medo? Quem ousa vence!

    1. Fala BPM! hahahahahaha!!! Você disse que não pegou a fase do celular que só mandava SMS, mas pega o Aurélio pra tirar dúvidas? Sei não em! Acho que você é da época que trabalho de casa se fazia com a Barsa! kkkkkk

      “Medo? Quem ousa vence!” Concordo 100%

      Abs amigo!

  5. Excelente texto, meu amigo, um dia desses comentei no trabalho que tenho vontade de usar lentes por conta da restrição do óculos, mas tinha medo, depois em outra ocasião comentei que queria fazer tatuagem, mas também tinha medo, eis que uma colega de trabalho que é mestre em falar besteira, falou algo que me fez pensar “O medo te impede de viver a vida” fiquei meio extasiado de inicio e refleti sobre isso, e infelizmente (ou felizmente) por um lado é verdade quando temos medos deixamos de fazer coisas, tomar decisões e atitudes que poderiam nos proporcionar ótimos retornos, porém outro lado é ele que não nos faz ficar para lutar com um “Leão” quando temos a possibilidade de correr, enfim creio que tem que haver equilibrio, assim como ele pode te ajudar a ausência dele pode te destruir. “Corajoso não é aquele que não sente medo, mas sim aquele que é capaz de agir apesar dele.”

    1. Fala Maromba!

      É necessário saber identificar se o medo é real ou infundado. Por exemplo: se você se pendurar no parapeito do 38º andar, o seu medo de morrer é mais do que plausível. Mas se você tem medo de ser bem sucedido, será que este medo é real ou é apenas um medo de machucar o ego caso tudo dê errado? Neste último caso o medo é infundado, pois existe apenas na mente da pessoa que o sente.

      Abs!

Leave a Reply