4 Simples Passos Para o Seu Sucesso Aprovados Pela Força Aérea Americana

 

Admiramos os pilotos de caça e sua habilidade para tomar decisões rápidas e corretas. Então por quê não aprendemos com eles?

 

Líderes e estrategistas militares investem muito tempo no desenvolvimento de processos para tomada de decisão. Os empresários, CEOs e toda a gente que embolsa uma boa grana por ano copiou este modelo mental para si.

 

E adivinhem só? O que era parte de apenas uma elite bem sucedida agora vai ser parte de seu conhecimento também!

 

OODA

 

Desenvolvido pelo estrategista e Coronel da Força Aérea dos EUA, John Boyd, o OODA é um conceito prático do pensamento racional em situações confusas ou caóticas.

 

Hmmm, situações confusas ou caóticas? Alguma semelhança com a sua vida?

 

OODA significa Observe, Oriente, Decida e Aja.

 

1. Observe

Resultado de imagem para AIR FORCE GIF

 

O primeiro passo é observar. Nesta fase, o foco principal é construir uma imagem abrangente da situação. Um piloto de caça considera 3 perguntas:

 

I. O que me afeta de imediato?

II. O que está afetando meu oponente?

III. O que poderia afetar eu e ele mais tarde?

 

E a informação por si só não é suficiente. Também é necessário separar a informação que é relevante daquela que não é. Por exemplo, em uma sala de emergência, um médico precisa reunir o máximo de informações possíveis.

 

A pressão sanguínea, batimentos cardíacos, idade… Ao mesmo tempo, ele precisa descartar informações irrelevantes. Somente juntando as peças, ela pode tomar uma decisão rápida sobre a melhor maneira de tratar o paciente.

 

2: Oriente

Imagem relacionada

 

Boyd referiu-se a ela como o schwerpunkt, um termo alemão que se traduz em “a ênfase principal”. Orientar é reconhecer as barreiras que podem interferir na sua tomada de decisão.

 

Sem a consciência dessas barreiras, a decisão pode ser irracional. Orientar é estabelecer a conexão com a realidade, não com uma falsa versão de eventos filtrados através da lente de preconceitos, vieses cognitivos e atalhos. Boyd acreditava que quatro barreiras principais nos impediam de ver a realidade:

 

I. Nossas tradições culturais

II. Nossa herança genética

III. Nossa capacidade de analisar e sintetizar

IV. O fluxo constante de novas informações ( afinal é difícil dar sentido às coisas quando a situação continua mudando)

 

Existe uma metáfora brilhante para isso. Presta atenção, porque tenho certeza que você nunca mais vai esquecer deste conceito! Eu particularmente sempre lembro deste exato exemplo.

 

Uma moto de neve (snowmobile) é um verdadeiro Frankenstein. Ela é composta de partes de diversos objetos diferentes: a lagarta de um tanque de guerra, esquis de patinação no gelo, motor de um barco e o guidão de uma bicicleta. Cada um desses elementos é inútil sozinho, mas combiná-los cria um veículo funcional: o snowmobile.

 

Embora Boyd seja um Coronel, ele não se limitou a nenhuma disciplina particular. Suas teorias abrangem idéias extraídas de várias disciplinas, incluindo matemática, biologia, psicologia, termodinâmica, teoria dos jogos, antropologia e física.

 

3. Decida

Imagem relacionada

 

Tendo reunido informações e nos orientado, devemos tomar uma decisão. As duas etapas anteriores devem ter gerado uma infinidade de idéias, então este é o ponto em que escolhemos a opção mais relevante.

 

Boyd advertiu contra o viés da primeira conclusão, explicando que não podemos continuar a tomar a mesma decisão sempre. Você deve ser flexível e aberto à atualização, sempre em consonância com a mudança apresentada na realidade.

 

Devemos SEMPRE testar as decisões que tomamos, observando suas falhas e acertos, incluindo e corrigindo quaisquer problemas para decisões futuras.

 

4. Aja

Imagem relacionada

 

Embora tecnicamente seja um processo de tomada de decisão, o OODA tem como o objetivo final a tomada de uma ação.

 

A grande diferença deste modelo é sua capacidade de agir sobre decisões racionais. A maioria das pessoas começa com a ação para depois iniciar uma análise. ERRADO! Fracasso na certa! E adivinhe só? Aqui tem mais uma surpresa!

 

Após a tomada da ação, também conhecido como o estágio de teste, é quando experimentamos para ver o quão boa foi a nossa decisão.

 

I. Observamos as informações certas?

II. Utilizamos os melhores modelos mentais possíveis?

III. Fomos influenciados por preconceitos e outras barreiras?

IV. Podemos refutar a hipótese anterior?

 

Seja qual for o resultado, voltamos para a primeira parte do OODA e começamos a observar novamente. O OODA nunca se encerra. Ele se repete em inúmeros ciclos! E este é o grande diferencial daqueles que tem sucesso. Ele nunca param de aprender e executar, aprender e executar, aprender e executar…

 

Após aprender esta técnica, meus resultados foram exponencialmente melhores. Sem dúvidas eles fizeram um grande diferencial em minha vida. Mas ela é só uma das outras tantas ferramentas que eu utilizo em meu dia a dia para atingir o máximo possível de resultados. Inclusive, aproveitei para compilar várias destas ferramentas e técnicas em um livro.

 

Ele já está disponível na Amazon e custa menos que uma assinatura de Spotify. Você vai ter acesso ilimitado pro resto da sua vida ao conteúdo, diferente do programa de música. O conhecimento que você vai adquirir é infinitamente mais valioso do que qualquer playlist. E mais: você paga apenas uma vez.

 

Sinceramente, se você não tem tempo e dinheiro para investir em si mesmo, você não merece o sucesso.

 

Por hoje é só pessoal, até a próxima. Como sempre digo: Seja Grande.

 

Clique Aqui para Conhecer o Livro

14 thoughts to “4 Simples Passos Para o Seu Sucesso Aprovados Pela Força Aérea Americana”

  1. TR,

    Os militares têm características que nunca deixarão de existir e sempre que o caos imperar, recorreremos a estas características.

    Vejamos os dias de hoje. Todo candidato a prensidencia é um personagem e traz a mensagem que o povo quer no momento. Tivemos o momento do trabalhador. Chega de burguesia, de coxinhas e de elite, vem aí o candidato trabalhador que vai mudar tudo.

    Hoje o povo clama por segurança e fim da impunidade aos bandidos então, vamos de candidato radical que quer matar vagabundo e acabar com essa criminalidade que assola o país.

    Os militares ainda são conservadores e na atualidade tá difícil encarar Pablo Vitar e outras aberrações que estão empurrando goela abaixo.

    Há muita discussão acerca do comportamento dos militares. Muitas pessoas ligam os militares à torturas, coisas que não existe mais ( a não ser que seja necessário 🤪).

    Quanto aos caçadores, eles têm um lema diferente: fazer rápido e mal feito. Por terem que tomar decisões rápidas, eles ficaram estigmatizados em fazerem as coisas mal feitas.

    Tenho um outro método militar similar a esse que você citou e acho bem mais racional e eficiente mas só vou falar dele em um post específico fazendo menção à este aqui.

    Abraços.

  2. Show TR! Esse OODA deveria ser aplicado em tudo na vida não concorda?

    Os caçadores têm que ter raciocínio muito rápido, já imaginou lançar umabomba errado a mais de 500km/h?

    Essa metodologia funciona também para investimentos. Temos que observar muito antes agir vide criptomoedas.

    Abraço camarada.

    1. Opa, que bom que gostou BPM!

      Raciocínio rápido envolve todo este processo de decisões que mencionei.

      Sem dúvidas esta metodologia pode (e deve!) ser aplicada em investimentos.

      Vide criptomoedas (2)

      Forte abraço!

  3. Amigo, eu nao sei o que aconteceu. Mas tinha um blogueiro do blog pequeno investidor que cobrava pra aconselhar e fazer tipo coaching com a galera. Denunciaram ele, fechou o blog e tá levando processo na cvm. Seu blog eh mt bom, de verdade. Cuidado com a monetizaçao e com a inveja. A inveja tem sono leve. Grande abraço!

Leave a Reply