Você Pensou Isso Errado Sua Vida Toda

 

Muitos equívocos são cometidos quando se trata de dois conceitos populares.

 

Para a cultura popular, introvertido é aquela pessoa mais calada, que se recolhe em seu canto e tem dificuldades para vender a si mesmo para os outros.

 

Já a ideia de pessoa extrovertida é aquela que consegue persuadir os outros através da oratória e expressões corporais. Um vendedor nato.

 

Acontece que, como a maioria da sabedoria popular, estes conceitos são equivocados.

 

Introversão é a necessidade de sistemas, de rotina e de saber de antemão o que vai acontecer. Existe uma repulsa por novidades, por mudanças e pelo risco. Existem inúmeras pessoas que conversam com todos, que gesticulam, que são completamente “extrovertidas” no conceito popular, mas que precisam da rotina. Elas não são extrovertidas. Elas são introvertidas.

 

Já uma pessoa extrovertida pode ser extremamente reclusa, mas ela adora o apetite pelo risco. Ela não gosta de estruturas pré-definidas e do status quo. Trabalhos sem saída não passam na cabeça delas.

 

No entanto, ninguém é 100% extrovertido ou introvertido. Não é preto ou branco. É um cinza – mais claro ou mais escuro. Existe uma graduação.

 

Qual é sua graduação de Extroversão e Introversão? 50-50%? 70-30%? É necessária esta autoavaliação para saber quais são os seus pontos fortes e fracos, para os negócios e vida pessoal.

 

A propósito, quer Aprender a Fazer Dinheiro, Desenvolver Relacionamentos Valiosos e uma Lifestyle Épica? Conheça o Brazillionaire Program. Basta clicar aqui.

 

Fique ligado em minhas redes sociais.  Instagram   Twitter    Facebook   Youtube

8 thoughts to “Você Pensou Isso Errado Sua Vida Toda”

  1. Bom conteúdo. Essa definição de introvertido eu nunca tinha visto ou pensado por este angulo. Muito bom!

    Ps: Essa nova fonte do blog está um pouco ruim. Pequena, meio confusa e estranha. Para leituras maiores não sei se você vai conseguir reter a atenção necessária dos leitores para o bom conteúdo que você produz.

    1. Olá Artur, obrigado pelo elogio e também pelo feedback!

      Em relação a letra, vou verificar uma fonte que seja mais adequada para longas leituras.

      Forte abraço!

  2. Parabéns pelo início do seu canal, tem tudo pra decolar, principalmente agora que você resolveu “mostrar a cara”, com certeza vai agregar muito na construção da sua autoridade!

    Sobre o conteúdo, interessante essa definição que você colocou de pessoas introvertidas e extrovertidas. Eu particularmente odeio sistemas e rotinas, então nesse aspecto me encaixo bem como alguém extrovertido, embora não seja nenhum “falador” ou “vendedor nato”.

    Infelizmente, no mundo corporativo, os extrovertidos (no sentido de não gostar de sistemas e rotinas) sofrem demais pois a maior parte das grandes organizações tendem a ser muito rígidas e horizontais, ambiente perfeito para os introvertidos. Poucas organizações conseguem fornecer um ambiente adequado para os extrovertidos.

    Escrevi alguma coisa sobre isso em:

    http://ministrodoinvestimento.blogspot.com.br/2017/07/as-empresas-estao-matando-criatividade.html

    Abraços!

    1. Obrigado pelo elogio, Sr Ministro!

      E concordo com o seu comentário acima. Inclusive, aproveitei pra dar uma lida no artigo que você escreveu, e selecionei pessoalmente um trecho que considerei muito bom:

      “Grande parte das organizações tradicionais (sejam públicas ou privadas) adotam uma estrutura organizacional verticalizada, que contribui para a manutenção de uma cultura organizacional que inibe a criatividade e inovação entre os empregados. Empresas como essa acabam formando empregados com cérebro num eterno estado de inércia, preguiça e conformismo, os mesmos que serão demitidos para dar lugar a gente “jovem e cheia de ideias”.

      Perfeita definição!

  3. Olá TR,

    Eu acho que eu sou o meio termo. Às vezes eu sou extrovertido e outras introvertido. Vai depender da ocasião.

    Vou seguir você pelo youtube como Cowboy Investidor.
    Acredito que seu canal tem tudo para ser grande devido aos assuntos abordados.

    Abraços.

  4. Mandou bem, TR! Excelente suas explicações!

    Aliás, esse trecho “acontece que, como a maioria da sabedoria popular, estes conceitos são equivocados” deve ser objeto de bastante reflexão por parte do leitor, já que muito do que é transmitido pela tal da “sabedoria popular” não passa de tentativas errôneas de simplificação de conceitos que não podem ser simplesmente reduzidos a preto no branco.

    Gosto muito de uma frase do Tim Ferriss que diz: “tudo o que é popular é errado”. É por aí.

    Abração!!!

    1. Grande Guilherme! Grato pelas palavras, meu caro!

      Inicialmente, a sabedoria popular pode conter material valioso. Mas é uma simplificação que acaba transmitindo o oposto da mensagem inicial. Aí que mora o perigo.

      Forte abraço!!

Leave a Reply