A Verdade Exposta: É Possível Ficar Rico Sendo Empregado?

 

Qual é a real chance de se tornar rico sendo funcionário? É preciso colocar as cartas na mesa. A primeira lição é de que não devemos levar a exceção como a regra. A regra deve ser encarada como a regra.

 

A regra no Brasil é subdividida em duas categorias iniciais: funcionalismo público e iniciativa privada. Vamos começar pelo funcionalismo.

 

Ser um funcionário público do alto escalão possibilita o acesso a riqueza. Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, alguns Cargos Técnicos em Autarquias, Empresas Públicas… O salário, mesmo após os descontos obrigatórios, permanece alto. Além disto, existem inúmeras indenizações não tributáveis que aumentam a renda. Se você manter o seu custo baixo (o que é uma tentação para os funcionários públicos), a chance de você acumular uma riqueza é alta.

 

Acontece que estes funcionários são a exceção. A maior parte do funcionalismo não é  composta por juízes e promotores. A maior parte dos funcionários públicos são de baixo escalão. A maioria absoluta não é rica. A maior parte dos funcionários federais, estaduais e municipais fazem parte do grosso do funcionalismo, e eles recebem salários medianos.

 

Esse grande grupo dificilmente vai ser rico. Pois as retenções na fonte abocanham uma boa parte dos rendimentos, e o que sobra serve para sustentar o padrão de vida de classe média. O pouco que sobra ao final do mês pode ir para uma conta de investimento, mas o aporte costuma ser baixo para proporcionar uma riqueza verdadeira.

 

E no caso da iniciativa privada? Bem, se você ocupa um cargo alto na hierarquia dentro de uma multinacional, você tem chances reais de ser rico. Um CEO, um CFO, um Vice Presidente de uma multinacional tem um ótimo salário. No entanto existe uma armadilha para estes funcionários. Não existe estabilidade alguma para o funcionário da iniciativa privada, e qualquer um está exposto a um risco enorme.

 

Encare os fatos. As empresas querem MAIS PRODUÇÃO com MENOS CUSTO. E qualquer funcionário quer MENOS TRABALHO e MAIORES SALÁRIOS. Percebe o conflito de interesses? No entanto, como o rio corre para o mar, a opinião da empresa vai prevalecer sempre. Nunca se esqueça do que vou te dizer: o único cargo dentro de uma empresa que não corre riscos é a do dono. Todo o resto é substituível!

 

E para o caso da grande maioria? Os funcionários de pequenas e médias empresas que ocupam cargos medianos. Qual é a probabilidade deles ficarem ricos? Baixíssima. Tão improvável como ganhar na loteria. Leve em consideração os descontos obrigatórios (Impostos, Contribuições), plano de saúde, parcela do carro, imóvel, seguro, vestuário… Quanto sobra para investir? Quantos meses guardando este valor serão necessários para chegar a independência financeira? Seja honesto consigo mesmo.

 

Feitas as considerações, quero que você faça uma análise. E aqui não importa se você é funcionário público ou empregado na iniciativa privada. De que adianta alcançar a Independência Financeira APENAS quando ficar velho? E a maior parte da sua vida será vivendo um ‘desespero silencioso?’ Você vai alcançar sua independência com 80 anos e… morrer aos 82. Grande negócio.

 

A única forma de você garantir uma boa quantia de dinheiro no bolso e consequentemente uma vida de liberdade e possibilidades é sendo PROPRIETÁRIO de boas empresas. Pode ser como dono, cotista, sócio.. não importa, desde que você tenha participação de proprietário e, consequentemente, nos lucros.

 

É  exatamente essa e outras ferramentas que o Brazillionaire Program ensina para você. Mas eu ressalto de antemão que este programa NÃO vai tornar 100% das pessoas nele milionárias. A maioria absoluta das pessoas fala que quer o sucesso, mas não está apta para fazer o trabalho necessário. Eles vão assistir os vídeos privados, ler os textos exclusivos, escutar os podcasts especiais … mas não vão fazer nada a respeito. Vão continuar procrastinando e dando desculpas.

 

Não existe pílula mágica nem atalho. Existem ferramentas que podem ser ensinadas. Mas a implementação depende 100% de você. Eu não sou seu pai nem sua mãe. Se você implementar isto em sua vida, o mérito é seu. Se você não implementar, a responsabilidade é 100% sua. Eu apenas estou lhe entregando as ferramentas em suas mãos e mostrando o que você pode fazer com elas. Caso queira conhecer mais o programa, basta clicar aqui.

 

Se quiser acompanhar mais do meu dia-a-dia e me conhecer melhor, fique a vontade para me seguir nas redes sociais  Instagram   Twitter    Facebook   Youtube

 

16 thoughts to “A Verdade Exposta: É Possível Ficar Rico Sendo Empregado?”

  1. Muitobom TR!

    Mas eu discordo de uma frase: “o único cargo dentro de uma empresa que não corre riscos é o de dono” neste caso depende. Você não vai ser mandado embora porque você é o dono mas o governo pode te tirar da jogada caso você não saiba administrar bem.

    O mercado também te tira da jogada se não souber concorrer com os demais e apresentar bons produtos.

    Acho que já comentamos aqui sobre ter um plano de negócios antes de abrir um e da média de 90% dos negócios que não duram um ano e fecham né ?!

    O que eu queria mesmo pra ser rico era ser empregado de um escritório de advocacia em Curitiba.

    1. Obrigado pelo elogio, BPM!

      Ah, em relação a estes riscos que você mencionou, eu considero como riscos do negócio. Concorrência, governo, mudanças de tecnologias, etc. Obviamente que existem estes riscos. Mas eles são diferentes daqueles enfrentados pelos funcionários.

      Até mesmo porque se estes riscos se tornarem realidade para o dono, vai sobrar também para os funcionários!

      kkkk vc é uma figura, abração amigo!

  2. Olá TR,

    Eu sou servidor público. Meu salário é razoável. Acredito que dá para atingir a IF aos 40 anos.
    Ficar rico com meu salário acredito que é complicado ou só na velhice, coisa que não me interessa. Concordo com você que empregado dificilmente fica rico.

    Abraços.

    1. Esta sua percepção já te coloca a frente da grande massa de empregados/funcionários públicos, Cowboy.

      Você sabe que pode chegar a IF, mas só daqui a 40 anos. Como você mesmo disse: “isso não me interessa.” Portanto, deve ser colocado em prática desde já um plano para receber proventos de outras fontes de renda.

      Forte abraço!

      1. Olá TR,

        Expressei-me errado ou de forma ambígua. Eu acredito que quando eu tiver os 40 anos atingirei a IF, mas não ficarei rico com o meu salário de servidor. Atualmente tenho 32 anos.

        Abraços.

    1. Vendas é uma das melhores formas para ganhar dinheiro. Ainda mais se tiver inúmeros vendedores sob seu comando como proprietário de uma empresa.

  3. Concordo com voce .Tirando médicos, desembargadores, auditores fiscais, ser empregado não deixa ninguém rico. Eu sou advogado e funcionário publico. Não é facil atualmente somente da advocacia no início. Ainda utilizo o serviço público para receber todo mes e bancar despesas. Advocacia requer mais tempo e mais paciência.

    Atualmente possuo como rendas a advocacia privada e o serviço público. Já estou desenvolvendo no papel uma forma de obter uma 3ª renda. Não podemos ficar parados. Abraço amigo.

    1. Excelente filosofia, Gari Advogado!

      Quanto mais fontes de renda, melhor! É uma das principais diferenças entre as pessoas que ficam a ver navios quando o desemprego bate e os ricos: UMA única fonte de renda x diversas fontes.

      Forte abraço!

    1. Acredito que você está dando uma boa margem até, Stifler…

      A probabilidade é bem menor.

  4. Grande Termos Reais,

    Eu sou funcionário público estadual e atualmente estou recebendo o teto do funcionalismo (90,25% do salário do ministro do STF. Além disso há bonus de produtividade (1,5 salario ao ano) e trabalho apenas 6 horas por dia.

    Com uma taxa de poupança acima de 50% a IF está cafa vez mais próxima. Mas sabe o que mais me incomoda? A enorme mediocridade de alguns colegas de trabalho, pois são pessoas que não pensam em evoluir e desenvolver novas habilidades.

    Eu continuo sempre estudando, cuidando da saúde, evoluindo pra alcançar novos objetivos. Procuro me afastar de pessoas que não me agregam nada.

    Apesar de possuir esta “algema de ouro”, não quero nunca me acomodar.

    Grande Abraço

    1. Grande Aportador!

      Primeiramente parabéns pelo salário mensal e, mais do que isso, pela taxa de poupança! Afinal, de nada adianta ganhar 20 e gastar 25. E como conheço pessoas que fazem isso…

      Mas o que me deixou mais contente ao ler sua resposta foi exatamente o trecho do “continuar evoluindo, alcançar novos objetivos e se afastar de pessoas que não agregam em nada.” Este pensamento vai trazer frutos exponenciais no longo prazo.

      Seu presente já é muito bom, mas o seu futuro será brilhante, meu nobre!

      Forte abraço!

  5. Rico trabalhando só em cargos de alto escalão, ou seja minoria! mas se você for estender a régua para outras áreas como empreendedorismo da na mesma. A verdade é que maioria das pessoas vai ser mediana , não tem como fugir muito disso.

    A lição mais importante é nunca depender de uma única fonte de renda.

    Para isso usamos a estratégia combinada:

    – Ganhar mais
    – Poupar mais
    – Investir melhor ( Estudar mercado financeiro e seus produtos para potencializar seu retornos ao longo do tempo)

    Isso exigi uma dose de sacrifício que 80% da humanidade não esta disposta a correr . A grande maioria vai morrer no meio do caminho .

    O network é importante em algumas áreas; já para outras ele chega até atrapalhar , principalmente no ramo de exatas aonde seu desempenho esta mais associado capacidade de efetuar cálculos e procurar soluções.

    Abraço

    1. Fala Mestre dos Dividendos!

      “A lição mais importante é nunca depender de uma única fonte de renda.” Concordo plenamente! Quanto mais fontes de renda, melhor. Nunca depender de uma galinha. Pior ainda são aqueles que contam com o ovo no ** da ÚNICA galinha que eles tem.

      Em relação ao trecho do networking, acredito que você seja de exatas, pela sua resposta. Pode me contar um pouco melhor o que aconteceu? Fiquei curioso…

      Forte abraço!!

Leave a Reply