Duas Armas Poderosas Que Vencedores Usam (BÔNUS: 4 Ferramentas Comprovadas Pela Ciência Para Obtê-las)

 

Você deve conhecer aquelas pessoas que parecem inquebráveis. Quando uma situação negativa ocorre, elas apresentam uma resposta de “- tudo está sob controle.” Percebemos que são essas as pessoas que sempre vão mais longe na vida. Mas qual é o segredo??

 

O sucesso SEMPRE é o reflexo de inúmeros fracassos, quedas e derrotas – seja através da experiência própria ou através da experiência de outras pessoas. PS: sugiro fortemente que você aprenda pelos erros dos outros. Muito menos custoso e traumático.

 

Mas inevitavelmente coisas ruins atingem PESSOALMENTE a todos nós. E a forma como você encara isso faz toda a diferença. Encarar as derrotas e fracassos como oportunidades de aprendizado e crescimento é fruto de um mindset épico. Mas qual é a base de sustentação desse pensamento? É aqui que entram em cena as duas ferramentas poderosas.

 

Consistência é a primeira delas. Ela é a habilidade de manter uma pressão constante, não se deixando levar pelas emoções – ruins ou boas – de curto prazo. Independentemente do que aconteça, a execução do plano é levada adiante. Faça chuva, faça sol, o plano segue.

 

As pessoas até fazem planos mas nas primeiras dificuldades elas largam mão. Se acontece algum desafio inesperado, o plano é abortado. “- Não foi assim que eu planejei! Ah, que baita sacanagem. LOGO EU? Quer saber?! F0d4$e! deixa pra lá!” 

 

A segunda ferramenta é a resiliência. A pessoa resiliente provavelmente entortará, mas não quebrará. Pessoas assim são ativas e não passivas em relação ao que acontece em sua vida. A base do pensamento: “- Sou o responsável pelo presente e futuro e não uma vítima do passado.”

 

E o que nós já desconfiávamos na prática,  a ciência veio chancelar. Os cientistas Steven Southwick e Dennis Charney, da Yale University, identificaram 4 estratégias comprovadas cientificamente para dar uma ANABOLIZADA em sua consistência e resiliência:

 

1. Faça Exercícios Físicos: Atividade física promove a liberação de endorfina, dopamina e serotonina, reduzindo sintomas de depressão e melhorando o humor. Além disso, testes demonstraram que diminuem fobias diversas e aumentam a coragem para exploração de novos ambientes.

 

2. Saia da Zona de Conforto: Dar uma passo além do que você normalmente faz – seja nas férias, no final de semana, ou no trabalho – estica sua zona de conforto e aumenta sua segurança. Não há limites e cada um sabe o que isso significa para si. Utilizar esta ferramenta ajuda a vencer medos e explorar novas possibilidades.

 

3. Foque no Presente: Focar no agora traz clareza, foco e facilita a priorização de onde investir seu tempo e energia. Evite lamentações sobre o passado e preocupações excessivas com o futuro. Isso comprovadamente reduz o nível de cortisol  (stress) e lhe permite maior controle sobre sua vida e decisões, lhe tornando uma pessoa mais segura e determinada.

 

4. Eleve Seu Círculo Social: Passe o tempo com pessoas com as quais você tem respeito e admiração. Se seu network for recheado de indivíduos que são exemplos de consistência e resiliência, você será influenciado pelo meio e começará a agir como eles. Imitar comportamentos é algo inerentemente natural ao ser humano. Utilize-o ao seu favor.

 

“Mais do que educação, mais do que experiência, mais do que treinamentos, o nível de resiliência de um indivíduo determinará quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. ” Dean Becker – Harvard Business Review – 2002

 

Este tema de hoje é o que chamamos de educação alternativa. O sistema tradicional de ensino nunca te ensinou isto – e nem vai ensinar. Portanto cabe a você ir atrás da informação que favoreça suas chances de vitória nesta jornada de longo prazo que chamamos de vida.

 

A propósito, meu livro tem um capítulo só sobre Educação Alternativa. Tenho certeza que ele pode agregar muito valor nesta sua caminhada. Ele já está disponível na Amazon e custa menos que uma assinatura de Spotify. O mais interessante é que você não precisa pagar todo mês (diferente do Spotify) e tem acesso ilimitado pro resto da sua vida ao conteúdo do livro (diferente do Spotify) .

 

Ah, uma última coisa. Se você não tem tempo e nem dinheiro para investir em si mesmo, você não merece o sucesso. Caso você ache muito caro investir em educação, experimente o custo da ignorância. Basta olhar para as massas e verificar o preço que pagam.

 

Como sempre digo: Seja Grande.

 

Clique Aqui para Conhecer o Livro

2 thoughts to “Duas Armas Poderosas Que Vencedores Usam (BÔNUS: 4 Ferramentas Comprovadas Pela Ciência Para Obtê-las)”

    1. Obrigado pelo elogio, Cowboy!

      Provavelmente porque não estou mais falando de apenas temas tão específicos da finansfera. 99% dos comentários eram dos membros da comunidade.

      Abraços!

Leave a Reply