99% Dos Aposentados NÃO São Financeiramente Independentes!

 

O momento em que você não tem mais energia para trabalhar – ou está de saco cheio do trabalho – é quando mais precisa de patrimônio e fontes de rendas passivas. E olha só que surpresa. É exatamente aqui que a maioria absoluta das pessoas falha na vida.

 

Você já colocou no papel os gastos que uma pessoa de 50 ou 60 anos tem? Faça isso mesmo que você tenha 20, 25, 30 anos. A experiência vai ser incrível para você vislumbrar um futuro não tão longe assim. Mas eu não abordo apenas o lado financeiro. Veja o lado fisiológico!

 

Para começar, a energia que você tinha aos 20 e 30 foram embora. Fisiologicamente falando, é impossível você ter o mesmo nível de energia. Se você é homem, seus níveis de testosterona caem drasticamente, e você não sente mais aquele vigor e energia para assumir novos riscos e novos desafios. “A testosterona atua como um maestro que rege uma orquestra que, sob a sua batuta, se harmonizam as funções cardiovascular, cerebral, muscular, sexual, óssea, entre outras.” (1)

 

E com o passar do tempo, você vai produzindo menos testosterona. Uma pesquisa realizada com 1.500 homens entre 45 a 79 anos, demonstrou que “houve uma forte evidência de um declínio de mais de 1% por ano nos níveis de testosterona no sangue de homens.” (2)

 

Então é necessário se preparar para este momento! Trabalhe para construir o seu patrimônio e suas fontes de rendas passivas agora que você está no auge da sua produção hormonal (supondo que você se encontra na faixa de 18 – 40 anos). E tudo isso é necessário para você não depender do INSS!

 

Hoje (2018) existem 5 pessoas trabalhando para cada 1 pessoa aposentada. Em 2050 será 1,5 pessoa trabalhando para cada 1 pessoa aposentada.  Temos 19 milhões de brasileiros aposentados pelo INSS. Primeiro ponto: a maioria absoluta se aposenta aos 58 anos. Segundo ponto: a expectativa média de vida do brasileiro é de 76 anos. Basicamente são 18 anos desde a aposentadoria até a hora da morte que você vai depender de um sistema que tem tudo para ruir.

 

E veja que dado impressionante! 1 a cada 4 aposentados pelo INSS precisam OBRIGATORIAMENTE trabalhar porque o INSS não paga um valor suficiente para sustentar a si próprio. E esse número NÃO abrange os aposentados que recebem ajuda de filhos, netos, vizinhos, amigos e etc. E você sabe qual seria o número de aposentados que NÃO precisam de NINGUÉM para se sustentar?

 

A resposta está no meu vídeo desta semana! Aproveite para se inscrever no canal e ser informado toda vez que aparecer um novo vídeo!

 

Se Inscrever no Canal do Termos Reais!

 

(1) Dr. Antônio de Morais Júnior – presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Goiás.

(2) The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 92, Issue 1, 1 January 2007, Pages 196–202 Travison, TG, AB Araujo, AB O’Donnell, V Kupelian, JB McKinlay.

12 thoughts to “99% Dos Aposentados NÃO São Financeiramente Independentes!”

  1. Muito bem colocado TR!

    Esses são dados tão claros e tão alarmantes que me impressiono como tantas pessoas ainda ignoram o fato de que a previdência pública tende a ficar cada vez pior, se não ela não se sustenta…

    Mas é difícil demais abrir os olhos das pessoas, a maioria das pessoas quando pensa em longo prazo, conseguem enxergar no máximo 5 anos a frente.

    Abraços!

    1. Muito obrigado pelo elogio, Ministro!

      Estes dados deveriam ser manchete dos jornais todos os dias. As pessoas não param para pensar no tamanho do problema que aguarda no futuro!

      A maioria das pessoas sequer pensa no dia de amanhã, meu caro. Infelizmente.

      Um forte abraço!

  2. O pessoal confia demais no governo. No meu serviço, só conheço uma pessoa que poupa e investe. Grande maioria está preocupado em reformar a casa, comprar bens não duráveis e viver a vida “carpe dien”. O futuro será bem nebuloso. Abraço

    1. Gari, a impressão é a mesma por aqui. Vejo em meu escritório que as pessoas não se preparam para o dia de amanhã. Levam a vida como se tudo fosse ‘direito adquirido’. Aí quando vem uma tempestade, o barco invariavelmente vira. Forte abraço!

  3. Olá TR,

    Parabéns pelo post.
    Isso que você falou é verdade. E o problema é que o pessoal ainda fica confiando no governo. Não poupam e investe.
    Onde eu trabalho há várias pessoas com quase 70 anos trabalhando, nunca aposentaram porque estão esperando que o governo pagem uma gratificação de 80% a 100%. Se tivessem investidos não estariam perdendo a vida no trabalho com essa idade.

    Abraços.

    1. Obrigado pelo elogio Cowboy!

      Cara, que relato triste. Sinceramente trabalhar aos 70 anos porque é obrigado significa uma falha muito grande de planejamento ao longo da vida. Aos 70 anos ele deveria estar curtindo o resto da vida que ainda tem. Mas está cumprindo rotinas, tarefas, obrigações e responsabilidades porque não é independente. Que situação lamentável. Fica o alerta para nós utilizarmos ele como ANTI modelo a seguir.

      Um forte abraço!

  4. E tem gente que ainda tem dúvidas sobre “pra quê investir”?

    Pelos meus cálculos, vou ficar fora das estatísticas e me aposentar bem mais cedo! 😁

    1. É por isso que quando conversamos, copio tudo que você fala e anoto no meu Evernote =)

    1. Verdade Stifler, devemos nos preparar para NÃO depender deste sistema que tem tudo para ruir. Um abraço!

  5. Putz, não é que meu pai aposentou em seus 58,59 rsrs Ele ainda trabalha, mas é consciente e tem uma boa reserva. Só não tem mais devido a um empreendimento que não deu certo..

    Quanto a nós, nem precisamos discutir se precisamos nos preparar… É óbvio não? rs

    Abração!

    1. Nós não vamos enfrentar o mesmo cenário que seu pai, Inglês. Quando chegarmos aos 58, pode ter certeza que o Governo vai mandar o pessoal aguardar mais um anos antes de se aposentar. Tempos diferentes!

      Quanto a nós cabe acumular o máximo possível de patrimônio para desfrutar da velhice, e não apenas sobreviver a ela.

      Um forte abraço!

Leave a Reply