O Pior Lugar Para Você Tomar Decisões Importantes

 

Quem nunca passou por momentos em que é necessário tomar uma decisão? Seja para definir o curso no vestibular, a escolha da pessoa para se relacionar ou um novo imóvel para morar. Nossa vida é cheia de decisões, algumas rotineiras e sem maiores prejuízos e outras definitivas, que podem alterar o rumo de nossas vidas por completo.

 

Quando precisamos fazer decisões, a nossa habilidade para pensar sobre os problemas é fundamental. Esta capacidade é um diamante bruto do ser humano. No entanto, a maioria das pessoas nunca utiliza esta capacidade de forma plena. E o motivo para esta subutilização é o ambiente em que você está inserido. Vou explicar melhor!

 

A maioria das pessoas toma decisões em ambientes que são muito difíceis de agir de forma racional. E se você pensa que estou falando de um bar, churrasco com os amigos ou no sofá de casa, está enganado. Estou falando de um dos piores ambientes para se tomar decisões racionais: o ambiente do trabalho – seja você funcionário público ou privado.

 

cubefarm

 

Você chega em seu trabalho e imediatamente abre a caixa de e-mails. Passa rapidamente os olhos sob aqueles que aparentam ser os mais urgentes e começa a respondê-los rapidamente. Então o ramal de seu telefone toca e o seu supervisor lhe pergunta como está o relatório de 90 páginas que ele pediu para você resumir em 5 folhas.

 

Imediatamente você abre o arquivo e descobre que não chegou nem na metade. Então, quando você abre o arquivo para continuar o resumo, o seu colega cutuca o seu ombro e começa a falar sobre as últimas notícias do divórcio dele. Como você sabe muito bem o jogo social corporativo, se vira em direção a ele e começa a ouvir (des)atentamente as reclamações. Então uma colega passa por você, e relembra você e seu amigo que tem uma reunião daqui a 15 minutos na sala de conferências.

 

No caminho de seu cubículo até a sala de reuniões, você confere 4 chamadas perdidas em seu celular. Duas de sua esposa, falando sobre o boleto dos móveis planejados que você esqueceu de pagar, e duas de sua mãe, perguntando se você já resolveu o exame que o plano de saúde negou a cobrir.

 

 movie stressed al pacino godfather the godfather GIF

 

Este não é o retrato de um dia atípico. Esta é a realidade para milhões de trabalhadores. Do momento em que eles chegam no trabalho até o momento de ir embora, eles são levados para todas as direções. Se você não está disparando inúmeros e-mails, atendendo infinitas ligações, participando de reuniões inúteis e com uma postura corporal de ‘sempre ocupado/estressado’, não passa a impressão de que merece um salário ao final do mês.

 

O ambiente do trabalho é resumido em fazer política e  emitir sinais, e não sobre colocar as pessoas que ali estão em um posição que proporcione o sucesso no longo prazo.

 

Nós influenciamos o ambiente mas esquecemos como o ambiente nos influencia também. Nós gostamos de acreditar que estamos no controle, que nossos cérebros são influenciados apenas por nossos pensamentos conscientes. Isto soa poderoso, mas é incrivelmente equivocado.

 

E aqui vão algumas ferramentas que você pode utilizar para moldar o seu ambiente de forma a proporcionar maiores chances de sucesso, ou seja, tomando as decisões nos momentos em que seu cérebro está mais apto a isto.

 

1. Estruture o seu dia para maximizar sua energia. A maioria das pessoas faz as coisas de menor capacidade de raciocínio, lógica e pensamento profundo no começo do dia. Elas respondem emails, whatsapps, e conversas inúteis como primeira tarefa da manhã. Faça ao contrário. Faça as coisas mais importantes primeiro.

 

2. Tenha um tempo para sua agenda, e não para cumprir a agenda dos outros. Não estou falando de minutos, estou falando de horas. Tenha um espaço em sua agenda em um tempo só seu, ou seja, para desenvolver os projetos de seu interesse, em que nenhuma interrupção pode ser permitida. Não é fácil entrar num estado de concentração total, onde tudo flui. E quando você é interrompido, demora 25 minutos para recuperar a mesma sensação de foco total.

 

Work Working GIF by NewQuest

 

3. Torne efetiva a adoção de comportamentos. Se você coloca uma caixa de chocolate ao lado do seu PC, você vai comer. Não é melhor facilitar? Se não tem chocolate, você não vai comer. Este exemplo singelo pode ser aplicado a inúmeros outros comportamentos e rotinas.

 

O sistema de trabalho não é feito para você ser um vencedor no longo prazo. Se você não tiver a percepção de como os pequenos detalhes influenciam fortemente os resultados finais, você jamais sairá deste círculo vicioso. O primeiro passo é estar ciente justamente destas armadilhas que estão no longo do caminho rumo ao seu futuro de independência financeira.

 

Se você se interessa sobre as ferramentas necessárias para realizar sua própria jornada no século XXI, tenho algo para você que vai agregar muito valor nesta caminhada. É o meu novo livro. Ele já está disponível na Amazon e custa menos que uma assinatura de Spotify. O mais interessante é que você não precisa pagar todo mês (diferente do Spotify) e tem acesso ilimitado pro resto da sua vida ao conteúdo do livro (diferente do Spotify) .

 

Por hoje é só pessoal, até a próxima. Como sempre digo: Seja Grande.

 

Clique Aqui para Conhecer o Livro

 

 

 

2 thoughts to “O Pior Lugar Para Você Tomar Decisões Importantes”

  1. muito bom o texto. realmente, são essas pequenas atitudes que tomamos que fazem a diferença no longo prazo.
    vou adicionar seu site no meu blogroll. abraço!

    1. Obrigado pelo elogio, Vida Rica.

      Fico grato também por fazer parte do seu blogroll! Um abraço!

Leave a Reply