Você (Realmente) Está Preparado Para As Tempestades?

Sabe quando você se pega pensando que o mundo é maravilhoso? Que está correndo  tudo bem, que sua esposa está te tratando com muito carinho, que sua família lhe enche de amor, que seus colegas de trabalho te colocam numa posição privilegiada, que você olha para o céu e ele é de brigadeiro, um verdadeiro cenário ideal para os pássaros que ali sobrevoam, que o Sol está irradiando uma energia maravilhosa … e BANG!

 

Algo acontece, te pega desprevenido e muda a concepção de “mundo-colorido-maravilhoso” para “mundo cruel, frio e insensível!”

 

Se você já passou por este tipo de coisa, bem vindo ao clube! A verdade é que a vida repleta de altos e baixos. Existem momentos em que você está prestes a desistir, largar tudo, simplesmente tacar o f*da-se … e uma pequena luz ao final de túnel aparece! Existem outros momentos em que tudo não poderia ser mais perfeito, e um imprevisto faz você simplesmente enlouquecer e se sentir completamente perdido!

 

Nos investimentos acontece algo muito parecido com isso. E o que separa vencedores e perdedores é o mesmo que separa em nossas vidas: a resiliência, paciência e foco no longo prazo. Crises acontecem com frequência no mercado financeiro. A pergunta não é SE elas vão acontecer, e sim SE VOCÊ ESTÁ PRONTO para quando elas acontecerem. Um fato é 100% certo: as crises VÃO acontecer.

 

Infelizmente, a maioria das pessoas não está preparada para enfrentar as crises. E isso vale para a vida pessoal e financeira. Uma pequena maioria está realmente pronta para enfrentar as tempestades de um mar revolto. A grande maioria acredita que o mar calmo, céu limpo e sol no horizonte sempre serão o cenário em que navegarão. Mas a vida é repleta de surpresas, e é importante estar preparado para elas.

 

Uma das melhores formas para enfrentar crises é estar preparado para elas. Então aqui vai um pequeno checklist para você fazer uma auto-análise se você está embarcado em um porta aviões ou em uma canoa. Vamos conferir?

 

1. Sua única fonte de renda é seu trabalho?

 

Você ganha dinheiro apenas com o seu emprego? Se você depende integralmente das rendas do seu trabalho, sua situação é delicada. O que aconteceria caso uma leva de demissões ocorresse em sua empresa e você infelizmente estivesse no meio dos demitidos? Em um mundo cada vez mais tecnológico, inúmeras profissões e empregos estão ameaçadas em se tornarem obsoletas. E isso significa o fim do emprego para aquele que não tem mais valor aos olhos do mercado.

 

Procure desenvolver seu lado empreendedor e iniciar um negócio concomitante ao seu emprego. Também é possível você empreender dentro da própria empresa, caso ela valorize a meritocracia e os resultados.

 

Outra possibilidade é você desenvolver fontes passivas de renda, através do investimento em ações, fundos imobiliários, títulos públicos, ETFs e outros investimentos que paguem os lucros diretamente para sua conta.

 

2. Você tenta adivinhar o futuro?

 

Peter Lynch, um legendário gestor de ações, uma vez falou: “Existem 60 mil economistas nos EUA. A grande maioria trabalha como empregado, basicamente tentando prever duas coisas: a taxa de juros e a inflação. Se algum desses economistas acertasse duas vezes seguidas, eles seriam milionários. Acontece que a grande maioria ainda permanece como funcionários dessas empresas…”

 

O que Peter Lynch quis dizer com isso é que o ser humano não tem capacidade de previsões de futuro. E quanto mais distante o prazo à ser analisado, mais difícil se torna que esses chutes sejam úteis.

 

Tentar controlar o que está fora do seu controle é uma tremenda perda de tempo e energia. Foque naquilo que você realmente pode controlar: seus gastos, a quantia que você pode aportar,  a corretagem e impostos nos seus investimentos e o seu psicológico!

 

3. 80% psicológico – 20% mecânico

 

Tony Robbins, o lendário palestrante motivacional, coach e agora investidor, disse: “Eu tenho estudado várias pessoas bem sucedidas em diferentes campos, incluindo investimentos, negócios, esportes e entretenimento. E o que eu achei várias e várias vezes é que 80% do sucesso é psicologia e 20% mecânica.”

 

E eu concordo plenamente com o Tony Robbins. As pessoas de sucesso que conheço são diferenciadas principalmente pelo seu mindset. Elas, primeiramente reconhecem que o mindset é moldado e não fixo, ou seja, é possível aprender novas habilidades e técnicas através do estudo e execução.

 

Elas também reconhecem que não sabem de tudo, e buscam se informar com pessoas que tem conhecimento na área para aprender com quem já passou aquilo. Importante aqui é saber selecionar quem se deve ouvir, pois nem todas as opiniões e conselhos tem o mesmo peso. Saiba selecionar quem merece mesmo ser ouvido.

 

Em relação especificamente aos investimentos, te faço uma pergunta: de que adianta você ficar vendo seu home broker todo santo dia? Você simplesmente vai ser inundado de sentimentos e emoções caso suas ações estejam caindo (medo) ou subindo (ganância). O que isto pode lhe auxiliar no longo prazo? Nada. Na verdade, vai te deixar estressado e, muito provavelmente, você comece a reconsiderar se seus investimentos são realmente bons. O resultado? Você vai vender no fundo e comprar no topo, como a maioria absoluta faz. E lembre-se: a maioria perde no mercado financeiro.

 

E aí, você tem algum item em especial no seu checklist pessoal? Então compartilhe comigo! Escreva nos comentários e vamos propagar para a comunidade os melhores insights!

 

Se você ainda não me conhece, te convido a conhecer minhas redes sociais. Quero convidá-lo a se juntar em nossa família no Facebook (onde já somos mais de 1.700 pessoas), Twitter (1.500 seguidores), e a se inscrever no meu canal do Youtube.

 

Além de todos os canais acima, também escrevi um livro, de forma a retribuir para a sociedade tudo aquilo que aprendi ao longo destes anos. Se você gosta dos conteúdos que lê em todas as plataformas do Termos Reais, você vai gostar deste compilado de informações práticas e ferramentas de uso diário para alavancar a sua jornada rumo ao sucesso financeiro.

 

Clique Aqui para Conhecer o Livro

 

 

 

2 thoughts to “Você (Realmente) Está Preparado Para As Tempestades?”

Leave a Reply